domingo, 23 de dezembro de 2012

“FRASES DE EFEITO SEM DEFEITO” (I)



Um punhado de aberrações, precipitações e besteiróis destes últimos dias do ano. Seria cômico...

CPI do Carlinhos Cachoeira termina em pizza



Todo mundo com um mínimo de interesse pelo que se passa na política deste país sabe que a CPI do Cachoeira converteu-se em mais uma palhaçada havida no Congresso Nacional e nós outros, perplexos, constatamos o desperdício de recursos públicos imensos para suportar mais essa comissão.
Já por demais divulgados os aspectos políticos (os beneficiados pela pizza), fico no menos: o relatório rejeitado do deputado falastrão Odair Cunha, relator, era composto de 5 mil páginas. Cinco mil páginas multiplicadas por 20 – o número aproximado de cópias geradas por esse relatório – resultaram em 100 mil folhas de papel jogadas no lixo. Pequena mostra dos desperdícios que afetam, no todo, o custo Brasil e a folha dos contribuintes. Irresponsabilidades.

Apagões e redução das contas de energia elétrica



A presidente Dilma vem recebendo um duro castigo com os apagões que se repetem em regiões do pais. É por que o ‘castigo’? Porque há pouco, para defender seu padrinho de críticas de FHC, lembrou dos apagões que ocorreram nos tempos do governo tucano.
Sobre isso, já escrevi (“A arte de morder a língua...”) (1)
E as desculpas para tais falhas graves, dadas por técnicos do setor, são esfarrapadas. A última, um raio teria sido a causa do desligamento da hidrelétrica de Itumbiara (na divisa entre Minas e Goiás) afetando 12 estados brasileiros.
Não sei não, mais a insistência dela em reduzir o valor das contas de consumo de energia promovendo a renovação automática das concessões às empresas que aceitarem essa condição sem encarar a realidade das várias empresas distribuidoras, parece ser ação precipitada num momento em que o país tem crescimento pífio. Há subestações em situação precária. Desconfio. Essa redução talvez fosse melhor em etapas num certo prazo. 
Aliás, muito do que Dilma tem apregoado nos seus discursos não tem acontecido.

Lula e o mensalão



Lula vai sendo envolvido no mensalão. Dão conta as notícias de que as denúncias de Marco Valério, no que se refere a pagamentos de despesas pessoais de Lula, são comprovadas por documentos.
A coisa estaria mais complicada para Lula se não fosse tão preservada sua imagem como até agora tem ocorrido.
E ele pede socorro. É a Dilma que o enaltece mas não vacila em exonerar diversos dos seus ex-colaboradores que ficaram no governo por imposição sua, e há pouco (18/11), oito governadores vieram a São Paulo – um do PSDB - para lhe prestar solidariedade repudiando as denuncias do seu “ex-aliado” (?).
E aí, o governador de Alagoas, do PSDB se sai com esta bobagem comprometendo o seu partido que seria de oposição:
“O presidente Lula tem um grande serviço prestado ao Brasil assim como teve o presidente Fernando Henrique. Não é uma denúncia de um Marcos Valério que vai desmanchar seu trabalho.”
Desmanchar trabalho nenhum. Não é o “seu” trabalho que está em jogo, mas o mensalão cujo processo dele, Lula, se aproxima ainda que timidamente...
E esse “um” Marcos Valério levou à condenação de 25 envolvidos no mensalão.
Lula tem feito trapalhadas imensas: buscou apoio de Maluf ao seu candidato a prefeito de São Paulo e há pouco a presença comprometedora da 'aspone' Rosemary Noronha, ‘assessora presidencial’ em São Paulo sua protegida nas suas incursões pelo mundo e agora pivô do escândalo da venda de pareceres entre outros...  

Royalties do petróleo: o veto de Dilma

O ministro Luiz Fux do Supremo Tribunal Federal concedeu liminar para rejeitar a apreciação em caráter de urgência pelo Senado, do veto da presidente no tocante à distribuição dos royalties do petróleo, porque antes dele havia, como há, 3060 outros vetos não votados ainda, desde 2000.
Diante da liminar que como decorrência beneficia os estados produtores, a manobra doida do Senado e do Sarney era votar num só dia esses 3.060 vetos para então votar no mesmo dia o veto dos royalties.
Claro que essa manobra constitui-se num absurdo sem conta. A votação do veto dos royalties foi então, adiada.
Para uma situação dessas, qual o qualificativo que transpira que não seja “vagabundagem institucionalizada” no Senado?

Asilo na Câmara a deputados com ordem de prisão

O processo do mensalão resultou em penas a políticos e deputados. Havia até há pouco o receio de todos os condenados com penas superiores a 8 anos (inclui-se João Paulo Cunha com mais de 9 anos) que o ministro Joaquim Barbosa decretasse, atendendo requerimento do Procurador Geral da República, a prisão imediata do réus.
Joaquim Barbosa, no entanto, seguindo orientação do próprio STF, rejeitou o pleito da Procuradoria, sob o argumento de que a prisão só será cabível com a decisão transitada em julgado.
Mas, o presidente da Câmara, petista Marco Maia, declarara que em caso de prisão de deputados decretada antes do trânsito em julgado, poderia oferecer asilo na própria Casa porque a Polícia Federal não teria acesso às suas instalações.
Muito bem, o asilado teria direito a vale refeição, visita íntima, banho de sol?
Nossa! O besteirol é demais, às nuvens.
E o pior é que tenho que ser comedido para não qualificar de modo ofensivo tal intenção desse deputado que felizmente não se concretizou.

Seleção brasileira, Felipão e Palmeiras



Seleção brasileira perde cinco posições no ranking da FIFA ficando em 18° lugar. Tem lá suas explicações técnico-políticas, mas no meio palmeirense, torcedores dizem que essa perda de posição se deve à chegada de Felipão que ajudou a afundar o Palmeiras com seus discursos pouco inspirados. Efeito da ‘segundona’. O técnico assumiu a seleção brasileira ileso. Há estranho silêncio no que “fez” no Palmeiras. Assunto tabu a ser evitado.

Referência no texto:

(1) “Serra e o PSDB derrotados em São Paulo...” de 28.10.2012



ESTAREI AUSENTE DESTES COMENTÁRIOS POR BOM TEMPO NESTE FIM DE ANO E RECESSO DO COMEÇO DE JANEIRO, A MENOS QUE ALGO NOVO MEXA COM MEUS BRIOS E EU NÃO RESISTA À TENTAÇÃO.
BOAS FESTAS A TODOS E 2013 SEJA UM RECOMEÇO PARA NOVAS REALIZAÇÕES E EMOÇÕES.


ESTES ARTIGOS SÃO TAMBÉM PUBLICADOS NO PORTAL www.votebrasil.com



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

DEUSES DO FUTEBOL E A “RELIGIÃO”



O que faz o futebol no psiquismo do torcedor, seja fanático, seja moderado? A diferença de ser corintiano: os deuses do futebol baixam no coletivo da fiel e favorecem a vitória.



Já não é de hoje que reflito muito sobre esse fenômeno do futebol. Palmeirense desde sempre, nas quartas e domingos, principalmente nessa fase última que resultou no rebaixamento do grande Palmeiras para a segunda divisão do brasileirão, nesses dias, aproximando-se a hora do jogo, minha serenidade ia, na melhor das expressões, “para o espaço”.

Não tinha coragem de assistir ou ouvir o jogo. Na certeza da ocorrência do seu término pelo horário, procurava então saber do resultado para sofrer menos.

O que se passa comigo, com um simples jogo de futebol no qual meu time tenta boa sorte?

Que deuses são esses que me (nos) “infernizam”, me (nos) “angustiam”? Os deuses são fictícios, alimentados por nós todos e a religião é vazia, não tem catecismos, não tem liturgia, não tem oração, santos.

Se torcedores fanáticos quiserem se ajoelhar pedindo ajuda divina para o seu clube, haverão que buscar igrejas e templos reais. Não apelam para os deuses do futebol, não apelam para a ‘religião’, que não existe, é vazia. Imploram para o seu santo que assumiram como protetor. Lá está a imagem no altar.

Então, eu me pergunto qual o efeito de uma bola chutada para cá e para lá e a explosão interior quando ultrapassa as linhas da trave? O que se dá nesse momento no psiquismo do torcedor? A decepção real quando o seu time perde um gol feito? Quando o seu melhor jogador perde um pênalti?

A verdade é que eu também, por mais que me esforce, não consigo me libertar desses deuses e me afastar da "religião verde", que considero um “estado de espírito”.
Mas, acabado o jogo, resultado favorável ou não estou liberto desses invasores “espirituais”, desses deuses que atormentam, às vezes violentos, demoníacos.

Sim, já superei a dor de cotovelos pelos êxitos corintianos. Afinal, o Corinthians volta cheio de glórias e o Palmeiras – mesmo com a sua torcida também leal e “furiosa” -, vacilante como nunca, disputará a segunda divisão, sem uma perspectiva, em médio prazo, de dar a volta por cima, como fez o seu maior rival.

Não há como pedir milagres aos deuses do futebol. Eles não ouvem.

Esses deuses se materializam e se fortalecem quando uma massa corintiana, a fiel, invade um país tão distante como o Japão e, além de dominar a cidade e o estádio, não se envergonham em vibrar a sem se constrangerem, ostentam uma faixa com estes dizeres: “The favela is here”.

Como sobreviverão a partir da quarta-feira, quando o grito “é campeão” deixar de revolver o espírito e os deuses forem embora o que farão para superar seus compromissos assumidos com a viagem, vivendo na mesma modesta moradia? Os deuses não ajudam, só baixam quando chamados e a religião do futebol é vazia, já disse.

Há pouco, num artigo de natureza política, criticando com veemência o Senado Federal que por decisão do seu presidente de sempre, José Sarney, transferira aos contribuintes o imposto de renda devido pelos senadores, inseria este trecho:

‘Eu não suporto a frase “de que cada povo tem o governo que merece”. O que se verifica é que o brasileiro é ainda muito alienado, baixa educação, faz do futebol espécie de causa de vida.

Muitos são os que alegam que é um modo de suportar a dureza de serem brasileiros...

Pode até ser, mas seria melhor que esses brasileiros torcessem menos pelo Corinthians, chorasse menos a torcida do Palmeiras e começassem a torcer pelo país, enchendo estádios com protestos contra a corrupção, contra a imoralidade e contra atos acintosos como esse de agora praticado pelo Senado Federal’.  (1).

Estava com essas reflexões quando me ocorreu que esses deuses do futebol influenciam o mundo todo, até mesmo naqueles países de 1° mundo onde não há desdentados, analfabetos e favelados.

Os deuses estão soltos por aí e baixam quando a bola rola. A “religião” é uma questão de fé, de fé na bola uns com mais outros com menos fé.


Referência:
(1)  "Enquanto o povão "folgueia" o Senado dele subtrai" de 20.11.2012 neste portal.

sábado, 8 de dezembro de 2012

BESTEIROL PETISTA



De quando o PT por fazer e falar muito se perde nas contradições notórias que causam perplexidade e em alguns momentos com um pitada de comicidade. Uma foto de Dilma e Cristina Kirchner que pode servir de charge.

Lula / Rosemary



Lula, me responda: o que fazia Rosemary Noronha na comitiva oficial da presidência, a ponto de visitar 26 países com passaporte diplomático, verdadeira aspone?

Ministro da Justiça: explique melhor a não quebra do sigilo telefônico da Rosemary  Noronha pela Polícia Federal – ou se quebrado, não divulgado... explique.

José Dirceu / FHC - Amor enrustido

Toda vez que Fernando Henrique Cardoso diz algo sobre o PT ou contra Lula, esperem que o José Dirceu se manifesta, tenta estabelecer a polêmica e tudo o mais. O ex-ativista e condenado pela sua participação no mensalão não consegue esconder seu amor enrustido por FHC. Azar. Se Dirceu fosse filiado ao PSDB, talvez o partido estivesse um pouco melhor e não estaria ele em vias de ir para a prisão pelo seu “os fins justificam os meios”.

Eduardo Campos e o respeito a Lula

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, virtual candidato à presidência da República pelo PSB, num discurso recente em São Paulo, nas entrelinhas afirmaria que o Brasil deve tratar Lula com respeito, como com respeito é tratado Fernando Henrique Cardoso.

Está difícil... com o mensalão (“nada sabia”, “fui traído”, “o PT  deve desculpas à nação”) em cujo processo  fora Lula  poupado e agora outro escândalo como Operação Porto Seguro no qual há íntima ligação com o ex-presidente metalúrgico...

Sobre a “Operação Porto Seguro”, disse que não ficou surpreso. Mas, ele não dissera antes que fora apunhalado pelas costas?

Uma comissão de frente pró-Lula na busca do respeito: Paulo Maluf e Rosemary Noronha ambos empunhando a bandeira da respeitabilidade.

Frase de efeito inócua, tola

Do ministro do Desenvolvimento Fernando Pimentel: “No dia em que a “Economist” nomear ministro no Brasil, deixaremos de ser uma República”. (*)

Dispensável como muita coisa do PT. Valeria se fosse ministro da Bolívia. O PT em tudo vê o fantasma do golpe contra os “governos populares”. Até de uma reportagem opinativa de revista estrangeira.

(*) A prestigiosa Revista inglesa sugeriu, considerando o baixo crescimento do país, que Guido Mantega, ministro da Fazenda, fosse exonerado.

A “direita” quer desestabilizar o governo”

Do “Estadão” sobre documento a ser divulgado pelo PT:

“Na última reunião do ano, o Diretório Nacional do PT procurou se desvencilhar de escândalos como o do mensalão e da máfia dos pareceres, flagrada pela Operação Porto Seguro, e comparou as crises enfrentadas por administrações petistas a “tentativas de desestabilizar governos populares”, como ocorreu no passado com os presidentes Getúlio Vargas (1930 a 1945 e 1951 a 1954) e João Goulart (1961 a 1964).” (1)

Isso, desenterrem-se Getúlio (que teria dito correr um mar de lama nos baixos do palácio do Catete), o atentado contra Carlos Lacerda, Luiz Carlos Prestes (“os comunistas estão no poder mas não no governo”), Janio Quadros, recriem-se a UDN,  “guerra fria” (URSS-EUA), a crise dos mísseis (Cuba-URSS-EUA), o CGT – Comando Geral dos Trabalhadores e o grevismo, a “marcha da família com Deus, pela liberdade”... recriem-se. 

Em que planeta, hem?!

Lula tem sido preservado pela "direita" e pelas sempre mencionadas e não devidamente conceituadas, elites.

E AQUI O CÚMULO DO BESTEIROL,

... confirmado pelo “ministro” Gilberto Carvalho” (quando ele fala eu tremo mesmo não sendo petista), ao tentar criticar o Governo FHC, disse:

“As coisas agora não estão mais debaixo do tapete. A PF e os órgãos de vigilância e fiscalização estão autorizados e com plena liberdade para agir. Não é uma autonomia que nasceu do nada, porque antes não havia essa autonomia. No governo FHC não havia. Agora há”.
E que, “a PF só passou a ser independente no governo Lula e continua assim no governo Dilma, cortando na nossa própria carne, quando necessário”.  (2)

Ora, ora, a crise da “Operação Porto Seguro”, foi deflagrada pela Polícia Federal do Governo Dilma. Esse pessoal delirante do PT tenta mesmo assim pôr a culpa dos desatinos do partido na “direita”, nas “elites”, golpismos e o que mais puderem.

Mas, é o PT autofágico por conta de seus “apetites”...

OUTROS:

1. FHC, Aécio Neves e o PSDB

Fernando Henrique Cardoso lançou o nome de Aécio Neves para as eleições presidenciais de 2014, concorrendo pelo PSDB contra a reeleição de Dilma e provavelmente contra Eduardo Campos, do PSB, atual governador de Pernambuco, atualmente muito badalado.
Não acredito que Aécio seja páreo, mas o PSDB não tem nomes. Precipitada ou não a indicação do mineiro, é um modo de afastar Serra de recaídas e voltar a pleitear a candidatura.
Todos sabem que Serra significará mais uma derrota desmoralizante do PSDB.  Que se calem os que já disputaram e não venceram e se unam em torno de um último cartucho (atual) dos tucanos.

2. Dilma e Cristina Kirchner presidente da Argentina



Legenda “possível” de uma foto do Estadão (3):

Sabe Dilminha, eu não quero falar sobre economia, índice de inflação que estou fajutando lá na Argentina e nem sobre o grupo de comunicação “Clarin” que estou tentando destruir, porque comigo nada de imprensa livre. Estou com Hugo Chaves e não abro.  - Mas, olha a minha cinturinha, está mais fina que a sua!

Referências:

(1) Jornal “O Estado de São Paulo” de 08.12.2012
(2) Jornal “O Estado de São Paulo” de 04.12.2012
(3) Foto de Dida Sampaio, jornal “O Estado de São Paulo” de 08.12.2012