sexta-feira, 12 de setembro de 2014

MEMÓRIA: SÃO CAETANO REPETE O MELHOR IDH DO BRASIL


                        O que é o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano?

                        É uma medição aferida pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento que leva em conta três fatores: índice de escolaridade, renda e saúde. E com esses fatores classifica países e cidade de todo o mundo.

                        Duas cidades se colocaram entre as mais destacadas no Brasil: a número 1 é São Caetano do Sul, com índice geral de 0,862; a numero 2 é Águas de São Pedro, com índice geral de 0,854.



                        Se eu puxar pela memória, porque vivi minha juventude em São Caetano do Sul, esse elevado índice obtido pela cidade, teve início na década de 60, quando a administração do prefeito Walter Braido, por tudo o que fizera na área da educação, lançara o ‘slogan’: “São Caetano, a cidade onde escola não é problema” – ou algo assim.

                        Eu participei muito de perto de todos esses eventos pela minha ligação forte com o movimento estudantil e imprensa local naqueles idos, em São Caetano.

                        Além das escolas, a Prefeitura da cidade, pelo ex-prefeito citado, resolveu distribuir bolsas de estudo aos estudantes carentes.

                        Na solenidade, lá estava eu.

                        Vendo o valor, disse-lhe de modo irreverente:

                        - Mas, isto é muito pouco!

                        - Mas, ajuda, respondeu o prefeito sem qualquer arrogância, porque estava com a razão.

                        Nessa linha de realizações, construiu o Hospital Infantil Márcia Braido, inúmeros centros de saúde e uma série de outras importantes  - incluindo obras de mobilidade e saneamento - mantendo uma linha ética incomum.

                        Disse alhures que certos eventos não são casuais. Braido fora prefeito num tempo em que a cidade pulsava, cheia de entusiastas e realizadores, nos campos social, cultural, esportivo e estudantil.  
           
                        A década de 60, de transição, fora Braido quem dera o impulso para uma cidade mais próspera que se projetaria no tempo imprimindo uma maneira nova e proba de governar. (*)

                        As minhas lembranças são fascinantes dessa época de São Caetano do Sul, havia certa “mágica espiritual no ar”, se me entendem.

                        Com a repetição do 1° lugar no IDH nacional de São Caetano, aqui em Águas de São Pedro, com emoção, revivi esse tempo indescritível. Somente aqueles que viveram intensamente a década de 60 podem compreendê-la em toda sua magnitude.

                        E quanto ao ex-prefeito Braido que não receio em afirmar, fora ele o iniciador disso tudo pelo que o coloco um grau acima. Três vezes prefeito, fora o brado de sua época.





                        Tenho a dizer que vivi, falo com convicção, a melhor época de São Caetano. Até hoje tenho lá amigos valorosos, de décadas. E hoje, com tudo a agradecer, tenho um pé firme em... Águas de São Pedro, a 2º no IDH nacional.

Fotos numa perspectiva assemelhada:

1. São Caetano do Sul

2. Águas de São Pedro 


(*) Hermógenes Walter Braido faleceu em 15.11.2008 aos 81 anos