domingo, 19 de dezembro de 2010

OVELHAS QUE NÃO BALEM

O golpe contra o povo brasileiro: aumento de 62% nos salários dos deputados e senadores em votação simbólica. A ausência de protestos do povo brasileiro nas ruas. "Somos todos ovelhas que não balem conduzidos ao sacrifício da imoralidade."

Nesta “coluna” já demonstrei minha indignação com o Congresso Nacional pelos seus desmandos ao nível do deboche contra o povo brasileiro, insurgi-me contra o número de deputados e senadores, em maior número do que o Congresso americano – proporcionalmente no que se refere aos senadores –, não resisti ao presidente Lula, o “homem com 80% de aprovação” de sua gestão, pelo ridículo de muito de seus discursos e ações, pela soberba que o assalta “como nunca antes neste país”, ao eleger sua candidata desconhecida no cenário político brasileiro, ao posicionar Sarney como personalidade acima do bem e do mal, retribuição pelos panos quentes de que teria se servido o senador nos tempos incertos do “mensalão”, e com o próprio parlamentar maranhense, eleito pelo Amapá, por manter seu estado, o Maranhão, o mais miserável do país – e por miserável lá mantém o seu domínio. Com o PMDB oportunista e mercenário na busca de cargos em troca de apoio ao poder dominante e minha irritação com o sorriso de giaconda de seu presidente, agora eleito como vice.

O quê mais?

Que busquem nas nove dezenas de colunas aqui publicadas.

Como se dá na grande imprensa não tenho me omitido naquilo tudo que me indigna e sob minha ótica faz esta país um campo de abusos, de impunidade, de corrupção em todos os escalões...

Mas, a imprensa de um modo geral é fugaz. De regra – há exceções – uma denúncia de hoje, um editorial bem formulado, são “arquivados” na edição de amanhã e assim sucessivamente. Mas, esse fato não pode gerar esmorecimentos.

Pois bem. No dia 15 último, o Congresso Nacional elevou seus vencimentos, de R$16.512,00 para R$26.723,00 significando elevação de 62%.

Este é um país pobre, com milhões de cidadãos passando fome. Esses salários, quinze ao ano, superam os vencimentos de congressistas de países do denominado 1° Mundo

Tiveram os congressistas como paradigma os vencimentos do Supremo Tribunal Federal. Mesmo não estando a mais alta Corte Judiciária num momento de superação, equipararam o humilde Tiririca, semialfabetizado a qualquer ministro do Supremo. E outros tantos em condições pouco melhores que se elegeram.

E claro que com ele, já “diplomado” como deputado, as coisas ficaram piores, em contraposição ao seu “slogan” tão repetido, “vote em Tiririca, pior não fica”!

Esse reajustamento imoral, por força de disposição constitucional, poderá gerar efeito cascata, autorizando reajustamentos na mesma proporção nas Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais, respectivamente, em todos os Estados e Municípios brasileiros. Não só imoral o ato unilateral legislando em causa própria, mas também irresponsável.

Tenho ouvido em todos esses dias comentários tão jocosos quanto descabidos de circunstantes, mas todos apontam o absurdo dos aumentos. Todos se conformam, dão de ombros, reclamam que de modo doloroso pagarão o imposto de renda em 2011 para sustentar as garras da rapina. Dinheiro jogado no esgoto!

A imprensa ainda insiste. O jornal o “Estado” de hoje publica charge do formato de Brasília, um avião e os “sinais particulares” tem como legenda, “ave de rapina”.

Mas, como disse, os jornais têm a fraqueza da fugacidade.

Claro que esses congressistas se aproveitaram das festas de fim de ano e a volúpia das compras de Natal que provocam, do “oba-oba” da posse próxima, da loquacidade de Lula e os seus 80% de aprovação, para incluir no pacote esse ataque contra a bolsa do povo brasileiro.

Mas, pelo jeito, nada mudará as disposições dos congressistas.

O povo brasileiro se conforma, se acomoda, não reage, faz ironias na hora do jantar, vê sua novela que o aliena e dá o dia, cada dia, como realizado.

Na verdade, para mudar esse e outros abusos, o povo teria que sair às ruas promovendo protestos veementes (nada com vias de fato), uma espécie de CCQ gigante que acue esses congressistas fazendo-os mudar seus atos insensatos, serem controlados pelo povo presente.

Esqueçam abaixo-assinados, lista de protestos na internet!

Sem protestos de rua, todos somos nada além do que ovelhas que não balem preparados para o sacrifício no altar da imoralidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário