sábado, 19 de julho de 2025

TRUMP - PUTIN - STF



O recuo de Trump perante Putin é sintomático, porque reflete a descaso do russo com os acessos e ameaças do americano. E dá a Putin 50 dias de prazo para que o russo "fale" da paz. Mas, aos aliados constrangimentos, chantagens com tarifas e intervenções insanas nesses países  incluindo o Brasil.





Vamos refletir um pouco sobre a conduta desatinada de Trump no tocante a Putin e ao STF.
Quando eleito ele declarou do alto de sua soberba que resolveria em 24 horas a guerra Rússia - Ucrânia e o conflito na faixa de Gaza sugerindo edificar ali uma reserva turística.
Nada disso aconteceu e Israel, com o apoio tácito ou expresso de Trump continuou com os massacres ao povo palestino. E, até agora, o conflito não foi resolvido.
No tocante à guerra Rússia - Ucrânia, confiava Trump nas suas boas relações com Putin. E o que fez? Pressionou Zelensky a entregar à Rússia, em nome da paz, os territórios "conquistados", tentando humilhá-lo em audiência pública, mas o líder ucraniano manteve sua dignidade e respondeu na língua do opressor.
E, então, na sua soberba, Trump manteve contatos com Putin como se o russo, com seu poderio e personalidade fosse se dobrar à bazofia do americano.
E a cada contato, no dia seguinte, o russo atacava a Ucrânia com centenas de drones e armas pesadas, inclusive contra Kiev. 
Em fins de maio, disse Trump sobre Putin:
"O que diabos aconteceu com ele? Ele está matando muita gente..."
No seu notório fracasso com Putin, o que fez o valente?
Voltou a fornecer armas à Ucrânia — que nunca deveria ter sonegado esse meio de defesa, até que a paz fosse conquistada — e para confirmar o seu fracasso, deu 50 dias para que Putin resolva pela paz.
Nesses quase dois meses, Putin está livre para atacar do modo e com as armas que desejar a Ucrânia. E Trump terá esse tempo para esquecer a guerra e tempo para  atacar aliados e, inclusive, o Brasil de modo vergonhoso.
Esse é o "valente" presidente dos Estados Unidos, 
E, então, para salvar um aliado, seu par brasileiro, talvez como o denominado "boi de piranha", questiona políticos próprias do Brasil, o pix e até o comércio na rua 25 de março!
E nesse quadro todo, fixou apenas 17 dias (e não 50 dias) para aumentar as tarifas de exportação brasileira em 50% que serão suspensas se liberado o seu par brasileiro, dos processos que responde.
Como o seu par  brasileiro sofre sanções porque  se assumiu cúmplice que resultou nesse embargo, Trump eleva o tom negando vistos a diversos ministros do STF de viajarem para os Estados Unidos,
Os Estados Unidos são grandes demais para gestos tão pequenos.
Eu tenho dito que nos tempos das mediocridades, os medíocres pululam.

NOTA DE DIVULGAÇÃO

TRUMP – PUTIN – STF
Este artigo demonstra os desatinos de decisões de Trump em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia que o russo recrudesce a cada contato do americano falando em paz. Trump já chegou a constranger Zelensky para favorecer interesses da Russia nas regiões “conquistadas”. Como Putin não leva a sério os contatos de Trump, o americano concedeu 50 dias para que a Rússia resolva a paz e, nesse prazo as mortes se sucederão. Mas, aos aliados, a taxação abusiva. Ao Brasil, com argumentos pífios, a taxação de 50% nas exportação para lá, tem como “motivo”, anistiar Bolsonaro do processo que responde no STF. Mas, não só. E de modo pequeno, cancela visto de ministros do STF que não poderão viajar aos Estados Unidos. Ele apequena os Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário