sábado, 3 de julho de 2010

COPA 2010: FIASCO NA ÁFRICA DO SUL



A competição futebolística que mexe com o mundo (quase – mas lá esteve até a Coréia do Norte!). O futebol global como é a Copa, tem cunho político. O que há de sério e irônico na derrocada do Brasil...






Não estou aqui para produzir críticas do tipo de cronista esportivo, exaltado para aproveitar a derrota do “grupo dunguista” da “seleção brasileira”. Sabem, aquelas análises intermináveis de cron istas, alguns "assassinando" o idioma?

Apenas algumas observações e indagações:

• É que Dunga confundiu grupo com patota. E na sua patota entraram alguns reservas enquanto alguns titulares ficaram por aqui. Aqui no Brasil. Conservador, meus caros, e muito coerente. Futebol tem coerência? Não quis ousar porque aquele era o “seu grupo”, meio à sua imagem e semelhança. Até Kaká andou desandando. Deu no que deu.

• Mas, além da derrota que será lembrada “para todo o sempre” há um fato inusitado: Dunga encarou a Rede Globo e a relegou ao lugar comum das congêneres. Sem privilégios, sem entrevistas exclusivas. Com palavreado chulo e tudo contra um repórter da rede (linguagem descabida). Estava ali a marca da angústia. Depois se desculpou...adianta?

• Um lado positivo essa postura: já imaginaram os repórteres da Globo, o Tino Marcos, por exemplo, entrevistando os jogadores? Seriam, como sempre ocorre, postos nas alturas celestes. Por esses exageros tão comuns praticados pela Globo nas diversas Copas, acho até que prejudicam os jogadores. Alguns podem acreditar – se não acreditaram - que se tornaram deuses.

• Aquele jogador expulso, Felipe Melo, o do passe ao Robinho no primeiro gol, que faria depois um gol contra num lance desastroso com o “melhor goleiro do mundo” - pode até ser, mas como cansa a repetição desse qualificativo a conferir – Julio Cesar e depois pisoteando um jogador holandês, sendo expulso, pediu desculpas aos torcedores brasileiros pelo fiasco. Numa Copa do Mundo, agir de modo tão destemperado a ponto de pedir desculpas! Mentalidade de reserva. Pensa com os pés.

• Não se transforme o goleiro Julio Cesar, pela falha no primeiro gol da Holanda numa espécie de Barbosa da Copa de 50...Assunto encerrado, hem!

• O time inteiro apequenou-se no segundo tempo contra a Holanda, assumindo “espiritualmente” a desclassificação. Já vi filme com o mesmo enredo na Copa de 1998 quando Ronaldo “fenômeno” (esses qualificativos!) tivera, segundo noticiado, uma convulsão na hora do jogo, abalando o time todo. O Brasil perdeu para a França, na final, por 3 x 0. Eta decisão esquisita essa, o que não dizem dela!

• A derrota da seleção brasileira foi ruim para o presidente Lula e sua candidata Dilma “Lula da Silva”. Perdeu o palanque (e que palanque!) em receber a seleção campeã com toda pompa puxando sua candidata para dezenas de fotos em Brasília, no carro de bombeiros e onde mais...que seriam publicadas aqui e no mundo todo com destaque. Até no Irã, é claro, que poderia propor acordo com a Turquia para 'beneficiar' novas técnicas de futebol...

• Acabada a Copa, será que o Galvão (Gavião) Bueno voltará a narrar jogos de futebol no Brasil, depois da explosão da campanha “Cala a boca Galvão”? Pelo menos no “brasileirão”? É que a torcida por aqui pega demais no pé dele. Acho que a Globo continuará poupando seu “principal” narrador..

• Propaganda da Brahma durante a Copa, uma das piores da temporada: Luiz Fabiano (“o fabuloso”) fazendo cara de mal, encarando um loirinho de olhos azuis, assustado e perguntando em tom ameaçador tipo Mike Tyson:

- Vai encarar?

Ele não ouviu a resposta do assustando interlocutor:

- No segundo tempo encaro...

• Frase de Luiz Carlos Jr, narrador do Sport TV no jogo Brasil x Holanda: “Vejam como a bola respeita as chuteiras de Kaká” (demais, hem!?).

• Fim da era Dunga! Que seja já. E o Palmeiras pode ficar sem o técnico (Luis Felipe Scolari) que ainda não assumiu. Infelizmente para os palmeirenses, é ele o melhor para o Brasil sair desse imbróglio.

• Copa 2014: Será que ela se dará também em São Paulo, com o Morumbi descartado? Se não vier, claro que a cidade não receberá milhares de torcedores mesmo com a melhor rede hoteleira e a melhor estrutura do país, de longe. Acho que esses cartolas da CBF estão brincando com coisa séria ou incentivando a rivalidade São Paulo – Rio que a duras penas deixou de existir, dizem muitos. Virá, com certeza, se Serra se eleger. Não sei não se não quererá a abertura na “arena Palestra Itália” em construção no Parque Antarctica de tão palmeirense que é (exagero, hem!).

Fala-se em outro estádio na região de Pirituba – SP. Mais um?

• O que se sabe é que por aqui a preparação para a Copa de 2014 nem começou; dizem que o trem bala ligando Campinas – SP – Rio não ficará pronto para a Copa. Não dá para acreditar.

• Só espero que essa acomodação generalizada não resulte em fiascos de organização, resultando num papelão daqueles que será obviamente destacado no mundo todo.

• Salvados da crônica: narrador Milton Leite do Sport TV pela sua ironia e piadas refinadas, o comentarista Caio Ribeiro, sempre atento, muito esforçado e Júnior, pela sobriedade. Também Fátima Bernardes no JN, a verdadeira cara da Globo. Galvão é que não poderia ser.

Foto: Socos no ar (Frank Augstein - AP. From Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário