segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O PT E SUA MORAL




A proposta do PT para controlar a imprensa; os ensaios para introduzir nova CPMF. A moral reclama e não autoriza o PT a tais proposições.


Dois fatos novos foram postos pelo PT nestes dias: um a proposição de regras para controlar a mídia surgida no seu 4° Congresso Nacional; o outro, “falando grosso” para moralizar a assistência médica vergonhosa do país, tenta reinventar espécie de CPMF extinta em dezembro de 2007.

Interpreto o primeiro fato midiático:

Corrupção sempre houve no Brasil, mas estou para ver qual período supera mais este do PT, “nunca antes neste país”.

Com a faxina forçada imposta à presidente Dilma, alguns setores do partido, queixaram-se dessas ações moralizadoras porque poderiam marcar e manchar a imagem de Lula. Afinal de contas, até agora todos os envolvidos nos escândalos de corrupção eram seus aliados, a continuação de seu governo no governo Dilma.

Diante da liberdade de imprensa em denunciar essas mazelas petistas e outras, surgem agora no PT essas posturas retrógradas como uma advertência: ”há que moderarem as denúncias da imprensa ou virá o ato regulatório que pode começar de maneira amena mas que pode ir se ampliando com o tempo, estabelecendo-se a censura”.

É uma questão de moral. No atual estágio do petismo não tem o PT estatura para tal proposição considerando todos os escândalos que eclodiram em sua administração, sem se esquecer do mensalão. E não se daria a tanto – à proposta do ato regulatória da imprensa - se tivesse moral e pudesse proclamar a lisura de suas administrações.

Mas, isso não é possível, claro está. Então saem seus dirigentes com essa conversa de regulação da imprensa.

De outra parte, se valer o discurso de posse da presidente Dilma há um começo de conflito porque ela disse que zelaria “pela mais ampla e irrestrita liberdade de imprensa”.

E disse mais: "Reafirmo que prefiro o barulho da imprensa livre ao silêncio das ditaduras. Quem, como eu e tantos outros da minha geração, lutamos contra o arbítrio e a censura, somos naturalmente amantes da mais plena democracia e da defesa intransigente dos direitos humanos, no nosso país e como bandeira sagrada de todos os povos."

Se se pensar em “moral” naquele sentido mais elevado, o PT não a tem, pois, para propor ato regulatório de qualquer natureza à imprensa.

Interpreto o segundo fato.

E não tem moral o PT sequer para defende espécie de CPMF, por simples razões: durante praticamente todo o governo Lula vigorou esse imposto no porcentual de 0,38% (de 03/2001 a 12/2007) sobre operações financeiras e o que se deu na saúde no período foi a sua total deterioração, verdadeiro escárnio às pessoas mais necessitadas.

A assistência médica brasileira fora precaríssima durante o governo Lula com CPMF e tudo e, agora, percebendo seu partido esse flanco aberto, passa para o ataque como se não houvesse antecedentes, como se fosse esse descalabro, algo novo. As denúncias da imprensa foram muitas nesse tema tão delicado quanto ignorado.

Por isso, tal imposto recolocado para subsidiar a assistência médica é um desrespeito ao povo brasileiro.

Por fim, uma observação que me chamou a atenção proferida por Dilma em discurso no Congresso do PT para reafirmar que não há divergências com Lula: “erros e acertos são meus e de Lula”.

Preocupa-me posicionamento dessa natureza porque no governo Lula há coisas muito complicadas; a própria assistência médica deficiente, atos notórios de corrupção que há pouco eclodiram, em pastas dos seus aliados, e agora, até proposta retrógrada sobre a regulação da imprensa, contrariando o seu discurso que todos os que primam pela liberdade, confiaram e enalteceram.


Foto: Dilma no discurso de posse

Nenhum comentário:

Postar um comentário