domingo, 10 de junho de 2012


O JULGAMENTO DO MENSALÃO

O julgamento do mensalão pelo STF é uma aspiração da sociedade, cansada de ver seu país relevar os escândalos e impune a corrupção. A partir de 1° de agosto. A contrariedade de Lula e seu partido. INCLUI FRASES CURTAS.


O Supremo Tribunal Federal, por ato do novo presidente, Ministro Carlos Ayres Britto, marcou a data do julgamento do mensalão a partir de 1° de agosto próximo, com a possibilidade que ele se encerre no mesmo mês.
Esse processo vem se arrastando desde 2005 e no que concerne ao vai-e-vem de sua tramitação, havia nos meios sociais com um mínimo de esclarecimento, a certeza de que nada aconteceria, por força da prescrição, possibilidade simples, bastando que o tempo fluísse ajudado pela tramitação burocrática de pouco interesse.
Acreditava-se, como ainda se acredita, que o mensalão seria mais um daqueles escândalos que permaneceria sem o devido esclarecimento e julgamento, a exemplo do que tem ocorrido com outros escândalos de corrupção que, depois de apontados os envolvidos, tudo é esquecido e os beneficiários do mal feito – para usar a expressão da presidente – ficam no “bem bom” sem sequer prestar contas das apropriações ilegais e desmandos que praticaram contra o interesse público. Casos recentes: os dos ministros exonerados exatamente sob acusação de corrupção nas respectivas pastas.
No que concerne ao mensalão, claro que não interessava ao PT e ao seu dirigente mor, Lula da Silva, que o julgamento fosse deflagrado agora – perto das eleições municipais – nem nunca, dentro do seu estilo de que o escândalo seria apenas uma farsa e se assim não fosse, quanto a ele, Lula, “nada sabia”.
O recente entrevero entre ele, Lula, e o ministro Gilmar Mendes a quem, por conta de insinuações, teria o ex-presidente “sugerido” o adiamento do julgamento se confirma, por outra manifestação, desta vez do secretário nacional de comunicação do PT, deputado André Vargas, que afirmara ter o STF se curvado a pressões.
Pressões partem do PT receando o resultado do julgamento e a repercussão que pode gerar afetando a “imagem imaculada” do partido.
Claro que a reação dos ministros do Tribunal foi de indiferença a tal afirmação se tomada a declaração do ministro Marco Aurélio:
“Vamos atribuir isso ao direito de espernear. É o tipo da coisa: seria idêntica a reação dele se fosse do PSDB?” E disse mais o ministro: “Vamos julgar segundo os elementos do processo”.
Sim, disse bem o ministro Luiz Fux, de que “a sociedade clamava por esse julgamento.” (1)
E clama, já com impaciência neste país da impunidade.
Que venha, pois, o julgamento com todas as decorrências que precipitar.
O “clima de apoio” da sociedade reconhecido pelo ministro Ayres Brito no que concerne ao julgamento do mensalão é total, menos do PT e aliados, é claro.
Tudo porque pode se constituir numa nova fase para o país, mais séria e menos condescendente com a desonestidade.

FRASES

LULA: Na torcida que fique bom da doença que o afeta na verdade a minha torcida maior é que se aposentasse, cuidando de uma fazenda qualquer e nos deixando em paz.;
PAULO COELHO: “Viver é experimentar, e não ficar pensando no sentido da vida”. Muito bem, “cara pálida”, mas qual o sentido do “experimentar”? (2)
CARLINHOS BROWN: “Sérgio Leitão do Greenpeace me contou que o Padre Cícero sabiamente dizia: “Plante um pé de pau todo dia”. Acho mesmo que essas secas bravas no Norte e Nordeste se devem muito à falta de “pés de pau”, plantados de modo planejado e cuidado de modo a aumentar a umidade na região; (2)
CÓDIGO FLORESTAL:  Ainda assim, a ala ruralista do Congresso, de modo insano pretende “derrotar” a Medida Provisória” da presidente Dilma e avançar sobre as margens de nascentes, riachos e rios para o plantio, tudo por conta do apelo emocional de produção de alimentos;
CRIAÇÃO BOVINA:  Cobertura florestal imprescindível para o controle do clima é devastadas de modo criminoso para colocar boi em cima; não demora muito e essas áreas se degradam;
FEIJÃO PRETO CHINÊS:  “Apesar do Imposto de Importação, preço do produto chinês (feijão preto) é 20% menor que o brasileiro e 15% mais barato que o argentino”. Diz mais a notícia: “Até abril deste ano, 44% das 78,2 toneladas do feijão-preto importado pelo País vieram da China, fatia quase equivalente à da Argentina (48%)...” A China ainda “acaba” com o Brasil: até a tradicional feijoada está sendo “violentada” pelos chineses! (3)


 PALMEIRENSES SOFREDORES: Não se iludam com esse timinho que não se empenha, jogadores que não estão nem aí, entrando em campo derrotados.  Esqueçam a “Copa Brasil”. O Filipão deve sair também e tudo começar do zero, com algum técnico com outra mentalidade e menos badalado. Se têm torcedores vestindo a camisa de time de futebol são os palmeirenses que mantém a dignidade pelas glórias passadas do alviverde do Palestra;


Referências
(1) “O Estado de São Paulo” de 09.06.2012
(2) Idem, nos trechos entre aspas
(3) Idem de 10.06.2012



Nenhum comentário:

Postar um comentário