domingo, 23 de dezembro de 2012

“FRASES DE EFEITO SEM DEFEITO” (I)



Um punhado de aberrações, precipitações e besteiróis destes últimos dias do ano. Seria cômico...

CPI do Carlinhos Cachoeira termina em pizza



Todo mundo com um mínimo de interesse pelo que se passa na política deste país sabe que a CPI do Cachoeira converteu-se em mais uma palhaçada havida no Congresso Nacional e nós outros, perplexos, constatamos o desperdício de recursos públicos imensos para suportar mais essa comissão.
Já por demais divulgados os aspectos políticos (os beneficiados pela pizza), fico no menos: o relatório rejeitado do deputado falastrão Odair Cunha, relator, era composto de 5 mil páginas. Cinco mil páginas multiplicadas por 20 – o número aproximado de cópias geradas por esse relatório – resultaram em 100 mil folhas de papel jogadas no lixo. Pequena mostra dos desperdícios que afetam, no todo, o custo Brasil e a folha dos contribuintes. Irresponsabilidades.

Apagões e redução das contas de energia elétrica



A presidente Dilma vem recebendo um duro castigo com os apagões que se repetem em regiões do pais. É por que o ‘castigo’? Porque há pouco, para defender seu padrinho de críticas de FHC, lembrou dos apagões que ocorreram nos tempos do governo tucano.
Sobre isso, já escrevi (“A arte de morder a língua...”) (1)
E as desculpas para tais falhas graves, dadas por técnicos do setor, são esfarrapadas. A última, um raio teria sido a causa do desligamento da hidrelétrica de Itumbiara (na divisa entre Minas e Goiás) afetando 12 estados brasileiros.
Não sei não, mais a insistência dela em reduzir o valor das contas de consumo de energia promovendo a renovação automática das concessões às empresas que aceitarem essa condição sem encarar a realidade das várias empresas distribuidoras, parece ser ação precipitada num momento em que o país tem crescimento pífio. Há subestações em situação precária. Desconfio. Essa redução talvez fosse melhor em etapas num certo prazo. 
Aliás, muito do que Dilma tem apregoado nos seus discursos não tem acontecido.

Lula e o mensalão



Lula vai sendo envolvido no mensalão. Dão conta as notícias de que as denúncias de Marco Valério, no que se refere a pagamentos de despesas pessoais de Lula, são comprovadas por documentos.
A coisa estaria mais complicada para Lula se não fosse tão preservada sua imagem como até agora tem ocorrido.
E ele pede socorro. É a Dilma que o enaltece mas não vacila em exonerar diversos dos seus ex-colaboradores que ficaram no governo por imposição sua, e há pouco (18/11), oito governadores vieram a São Paulo – um do PSDB - para lhe prestar solidariedade repudiando as denuncias do seu “ex-aliado” (?).
E aí, o governador de Alagoas, do PSDB se sai com esta bobagem comprometendo o seu partido que seria de oposição:
“O presidente Lula tem um grande serviço prestado ao Brasil assim como teve o presidente Fernando Henrique. Não é uma denúncia de um Marcos Valério que vai desmanchar seu trabalho.”
Desmanchar trabalho nenhum. Não é o “seu” trabalho que está em jogo, mas o mensalão cujo processo dele, Lula, se aproxima ainda que timidamente...
E esse “um” Marcos Valério levou à condenação de 25 envolvidos no mensalão.
Lula tem feito trapalhadas imensas: buscou apoio de Maluf ao seu candidato a prefeito de São Paulo e há pouco a presença comprometedora da 'aspone' Rosemary Noronha, ‘assessora presidencial’ em São Paulo sua protegida nas suas incursões pelo mundo e agora pivô do escândalo da venda de pareceres entre outros...  

Royalties do petróleo: o veto de Dilma

O ministro Luiz Fux do Supremo Tribunal Federal concedeu liminar para rejeitar a apreciação em caráter de urgência pelo Senado, do veto da presidente no tocante à distribuição dos royalties do petróleo, porque antes dele havia, como há, 3060 outros vetos não votados ainda, desde 2000.
Diante da liminar que como decorrência beneficia os estados produtores, a manobra doida do Senado e do Sarney era votar num só dia esses 3.060 vetos para então votar no mesmo dia o veto dos royalties.
Claro que essa manobra constitui-se num absurdo sem conta. A votação do veto dos royalties foi então, adiada.
Para uma situação dessas, qual o qualificativo que transpira que não seja “vagabundagem institucionalizada” no Senado?

Asilo na Câmara a deputados com ordem de prisão

O processo do mensalão resultou em penas a políticos e deputados. Havia até há pouco o receio de todos os condenados com penas superiores a 8 anos (inclui-se João Paulo Cunha com mais de 9 anos) que o ministro Joaquim Barbosa decretasse, atendendo requerimento do Procurador Geral da República, a prisão imediata do réus.
Joaquim Barbosa, no entanto, seguindo orientação do próprio STF, rejeitou o pleito da Procuradoria, sob o argumento de que a prisão só será cabível com a decisão transitada em julgado.
Mas, o presidente da Câmara, petista Marco Maia, declarara que em caso de prisão de deputados decretada antes do trânsito em julgado, poderia oferecer asilo na própria Casa porque a Polícia Federal não teria acesso às suas instalações.
Muito bem, o asilado teria direito a vale refeição, visita íntima, banho de sol?
Nossa! O besteirol é demais, às nuvens.
E o pior é que tenho que ser comedido para não qualificar de modo ofensivo tal intenção desse deputado que felizmente não se concretizou.

Seleção brasileira, Felipão e Palmeiras



Seleção brasileira perde cinco posições no ranking da FIFA ficando em 18° lugar. Tem lá suas explicações técnico-políticas, mas no meio palmeirense, torcedores dizem que essa perda de posição se deve à chegada de Felipão que ajudou a afundar o Palmeiras com seus discursos pouco inspirados. Efeito da ‘segundona’. O técnico assumiu a seleção brasileira ileso. Há estranho silêncio no que “fez” no Palmeiras. Assunto tabu a ser evitado.

Referência no texto:

(1) “Serra e o PSDB derrotados em São Paulo...” de 28.10.2012



ESTAREI AUSENTE DESTES COMENTÁRIOS POR BOM TEMPO NESTE FIM DE ANO E RECESSO DO COMEÇO DE JANEIRO, A MENOS QUE ALGO NOVO MEXA COM MEUS BRIOS E EU NÃO RESISTA À TENTAÇÃO.
BOAS FESTAS A TODOS E 2013 SEJA UM RECOMEÇO PARA NOVAS REALIZAÇÕES E EMOÇÕES.


ESTES ARTIGOS SÃO TAMBÉM PUBLICADOS NO PORTAL www.votebrasil.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário