segunda-feira, 4 de abril de 2011

SUS, ASSISTÊNCIA MÉDICA CAÓTICA, HUMILHANTE

Programa de televisão fez um apanhado da assistência médica brasileira, humilhação brutal aos carentes que dela necessitam. Se conhecida essa situação antes das eleições, elas poderiam até ter tido outro desfecho. Mais: o relatório da Polícia Federal sobre o “mensalão”.


No decorrer da campanha, nos meus tantos artigos fiz críticas abertas ao governo Lula que se tornara vitorioso, com altos níveis de aprovação, por conta, principalmente, dos seus discursos diários e de êxitos que tiveram origem no governo anterior.
Nessas manifestações, havia sempre o mote do realizado que fizera do Brasil um exemplo de desenvolvimento econômico e social.
De minha parte lembrara sempre que a pobreza que se pretende extirpar estava intimamente vinculada à falta de higiene, de saneamento básico, falta de água, uma chaga sempre lembrada e nunca resolvida.
Parece-me, por outra, pelo calor da campanha, que foi surpreendentemente esquecido o estado atual da assistência médica nacional, que serve aquele povão recluso da “estrutura” oficial e é humilhado a cada dia, que escarnece sua dignidade e mata por omissão.
Não me lembro de ter a oposição ido nas “bases” para denunciar os horrores e o descalabro da assistência médica oficial.
Na semana passada, alertando o apresentador que não era intenção do programa fazer um retrato da assistência médica oficial, o programa “Globo Repórter” da TV Globo deu um quadro emocionante desse caos e a tragédia que ela significa.
A par de revelar o desprezo ao ser humano carente, brasileiros a mercê dos desmandos, de médicos indiferentes, horas de espera para uma simples consulta, apresentou o programa inúmeras obras paralisadas que seriam de hospitais se perdendo no tempo pelo abandono, por conta da vergonhosa administração, se é que a palavra, “administração”, pode ser realmente empregada no caso.
Além do abandono, há elementos para acreditar na ocorrência de desvio de recursos públicos, essa corrupção amaldiçoada que infelicita o País, prejudicando sempre os mais carentes.
Todo esse descalabro, é bom que se lembre, se deu nos tempos da vigência da CPMF. Sua arrecadação virou pó e enquanto vigeu, nada mudou.
E há ainda os desavisados e oportunistas ou demagogos, que defendem sua volta, exatamente para beneficiar...a assistência médica que faliu de vez no seu tempo.
Acho que, um programa com essa contundência e crueza, poderia, se apresentado antes das eleições – hipótese para argumentar -, influenciá-la de modo a até afetar o seu resultado.
Porque cairia a máscara do Governo Lula e seus aliados por se tratar de denúncia de extrema gravidade e sensibilidade, um desmentido ao seu discurso repetido à exaustão.
Alguma proposta oficial: vá esperando...na fila!

Mensalão: relatório da Polícia Federal

Outro ponto importante da semana que passou, refere-se ao relatório apresentado pela Polícia Federal que comprovou a existência do mensalão, que Lula e o seu Partido negavam.
Os valores distribuídos aos vários políticos do PT e para campanhas do partido tiveram origem em dinheiro público vultoso, desviado por manobras do publicitário Marcos Valério por conta de campanhas publicitárias contratadas por órgãos oficiais, cobradas mas não realizadas.
Imaginem se antes das eleições esse relatório fosse divulgado!
Hoje, de tão indesmentível o mensalão, que o relatório da Polícia Federal foi até recebido com normalidade. Afinal, ele confirmara o que todo mundo sabia. Menos o Lula, é claro.
Anormalidade é se o processo no STF prescrever e todos os envolvidos saírem numa boa, num imensa pizza regada a uísque importado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário