domingo, 23 de junho de 2013

PASSEATAS: PRONUNCIAMENTOS E MEDIOCRIDADES EM CAMPO


Pronunciamento da Dilma: em cadeia de radio e televisão na última sexta-feira, dia 21.06.2013 sobre os movimentos de ruas – no país todo participaram mais de um milhão de manifestantes - não foi com aquela cara de meio riso, a mesma máscara lulífera, quando se manifesta em datas especiais, como se ainda saboreasse um mingau delicioso, forçando o introito com o “brasileiros e brasileiras”. Tal qual seu padrinho!
Não desta feita. Parecia que se dera mal com uns pepinos amargos, indigestos, muito mal temperados com vinagre a fartar.



É ela experimentando o próprio veneno porque fora revoltosa contra os militares pós 64. Queria derrubá-los do poder. Querem agora o cúmulo da ironia? Já se fala em colocar o Exército nas ruas para coibir os abusos predatórios...

Ela se dera conta, espero que sim, que só o “bolsa família” já não engana mais a imensa maioria do povo brasileiro, mesmos os “esmolados” do referido benefício que não têm assistência médica e contam – se contam – com educação, no geral, de baixa qualidade.

E sua omissão fora permanente, porque as televisões apresentaram reportagens estarrecedoras do que enfrentam os brasileiros pobres e carentes – e mesmo os remediados – nos hospitais e postos de saúde.

Sim, os preços das passagens foram o estopim mas esses descasos eram latentes, insuportáveis mas suportados demais pelo povão sofrido. E ao lado dessa omissão, a corrupção institucionalizada, um congresso preguiçoso e perdulário.

O dinheiro fácil afetou até setores do Judiciário.

Não há mais controle nem moralidade.

Mas, ora o povo, pensava ela, e seu mentor político e espiritual - que a despersonaliza pela interferência solicitada, a regra, ou não em seu governo - “ele, o povo, hoje consome mais, compra televisão, alguns até compraram um carrinho com o preço mais baixo pela exoneração do IPI!”

Via mas não enxergava o que se passava em sua volta, no meio dos coitados dos brasileiros, humilhados, além de tudo enfrentando transporte deficiente e caro.

Voltada para as inconsistências econômicas de seu governo com muitas explicações e poucos resultados imaginava, certamente, que a Copa das Confederações esmorecesse, no país do futebol, a pressão por resultados que lhe são cobrados.

E no seu pronunciamento, disse em meia linha que os bilhões gastos nesses estádios suntuosos são obras financiadas cujos recursos voltarão aos cofres do governo.

Explique melhor isso, explique, mostre as planilhas e os contratos. Mostre.

Por outra, interpretem esta “frase solta” do pronunciamento dela: “É a cidadania, e não o poder econômico, que deve ser ouvida em primeiro lugar.”

Desde quando? Ah, sim, a partir das manifestações nas ruas...

Essas manifestações mostraram ao mundo a quantas anda o Brasil, um país repleto de corruptos e corruptores, impostos elevados parte para suportar essa corrupção, pobreza extrema, sem assistência médica, sem educação, sem consideração.


Não se exagere: tem futebol da FIFA a preços escorchantes impostos pela entidade que se assenhoreou da competição.

Se prejuízo houver, pagarão os brasileiros enganados.

Para o país, seria melhor que a seleção não fosse a campeã dessa Copa.

Por isso, as manifestações devem continuar ou então que renasça a qualquer momento para enquadrar os desmandos oficiais que são muitos, muitos. Ou para cobrar resultados e providências para que não sejam esquecidos.




E que repudie os partidos políticos, sim, porque são oportunistas. Não dá para suportar bandeiras do PSTU e outros e do próprio PT cujo governo começa a ser repudiado de modo veemente – bandeiras do PT para protestar contra o governo do...PT. Todas essas bandeiras foram repudiadas.

Esses jovens têm que exigir que este país tome vergonha na cara.

“Ronaldo Fenômeno”: O assim denominado, “qualificativo” mantido pela Rede Globo, todo mundo já sabe, como representante não só da emissora na competição, mas também porta-voz da FIFA deu uma de sábio e proclamou: “para se ter uma Copa do Mundo, são necessários estádios e não hospitais”.
O sujeito não tem estrutura para entender o que se passa e pelo que passa o povo brasileiro inebriado pelo futebol. É dos tais que raciocinam com o material interno de uma bola, vento, mas se aproveita de tudo o que ela lhe dá.
Fazer o quê? Falsos ídolos.


“Ameaça da FIFA”: Houve uma conversa de que a entidade do futebol pensara em cancelar a Copa das Confederações por causa das manifestações, talvez um “balão de ensaio” desses cartolas arrogantes. Na verdade, nem essa Copa nem a Copa do Mundo cabem no Brasil de hoje por exigir investimentos imensos em estádios e “anexos”, na contrapartida, deixando ao relento milhões de brasileiros, sem assistência médica, sem educação, pagando impostos escorchantes em tudo...um pouco menos nos automóveis.
Seria bom para o país se essa Copa fosse realmente cancelada.

Depredações: Foram por demais estúpidas e por isso inaceitáveis as depredações praticadas por marginais infiltrados nas passeatas tanto que no meu artigo anterior dissera que “depredação justifica o cassetete e o camburão”.  Não há perdão!
Mas, por outra, essa mesma índole de marginais é a que assalta e mata, põe fogo nas suas vítimas por causa de alguns trocados a menos ou por um celular.
É a outra face da mesma moeda – bandidos a solta - revelada em redes nacionais de televisão. 
Essa a realidade dolorosa!

“Doutor honoris causa”: O ex-metalúrgico que fora presidente e fez sua sucessora estará disponível para o mundo desenvolvido - e desinformado -, tantos quantos forem os títulos de “doutor honoris [sem] causa” que lhe ofertem. E até escrever artigos para o New York Times. Nossa!



Estádio de Brasília – custo: 1,6 bilhão: A capital é uma anomalia política porque é administrada por um “governador” – o atual constitui-se numa figura patética -, tem na sua estrutura política, câmara legislativa e ainda no Congresso Nacional, faz “jus” a oito deputados e três senadores. São excessos da Constituição de 1988.
Esses deputados e senadores são uma excrecência, efetivamente, porque não há nada que os justifique, salvo para aumentar as tetas para que também mamem nos recursos públicos.
E há que lembrar que nas constas dos contribuintes estão 513 deputados e 81 senadores, incluindo os de Brasília, é claro. É ora de se pensar em reforma estrutural e reduzir o custo Brasil a partir da diminuição do congresso.


"Mané Garrincha" o nome do estádio suntuoso, certamente que não agradaria o homenageado, pessoa simples como foi o jogador - driblador 




3 comentários:

  1. Meu caro amigo, perfeito! É um bom começo, vamos ver até onde vai o fôlego das novas gerações. Espero que se consiga, no mínimo, abalar a estrutura podre que se instaurou no país nesta década. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. É, pai, mas eu acho que o Ronaldo só falou o óbvio, não sei porque ele está sendo super criticado por isso, já que é verdade mesmo, não se faz copa em hospital, então, NÃO SE FAÇA COPA E FAÇAM-SE HOSPITAIS... ué, simples assim...

    ResponderExcluir
  3. Caio, é isso, agora é aguardar o fôlego dessa turma. O pior é que a Dilma a vai desviando as atenções com a "reforma política" que pode até ser necessária em algum momento. Mas, agora, as questões relevantes e válidas postas são: assistência médica pública que nos envergonha, educação de baixo nível, meios de transporte, etc. Estas são as prioridades...
    Gisele, bastava que ele dissesse: sim, o povão precisa de hospitais, é uma prioridade, mas a Copa do Mundo exige estádios (que não precisariam ser tão caros, é claro. Há "indícios" de megalomania)

    ResponderExcluir