domingo, 6 de maio de 2012

VETE DILMA, VETE! (O CÓDIGO FLORESTAL)



Jornal da Band volta a atacar!

Não implico com o Jornal da Band produzido por jornalistas esforçados. Minhas restrições são de natureza estética, digamos.
Mas, na questão ambiental, meio sem graça em defender os ruralistas que não se cansaram de predar neste país, lá com suas ambiguidades o Jornal se saiu com material sobre o Código Florestal na edição do dia 4/05 último.
Para amenizar os apelos da atriz Camila Pitanga - a queridinha da CEF -, que quebrou o protocolo numa solenidade em homenagem a Lula apelando à presidente Dilma que vete o Código Florestal aprovada no Congresso, o jornal “voltou a atacar!”.
Começa, naquela edição, noticiando que o “guru dos ambientalistas” - meu guru é que nunca foi! – o cientista britânico James Lovelock que previra situações climáticas catastróficas, apocalíptica por conta do aquecimento global revira sua posição porque nos últimos 20 anos nada do que dissera aconteceu.
Dissera o cientista do apocalipse ao rever sua teoria:
“O problema é que não sabemos o que o clima está fazendo, embora achássemos que sabíamos 20 anos atrás. Isso levou à publicação de alguns livros alarmistas, inclusive o meu.”
E mais:
“O clima continua fazendo os seus truques de sempre. Não tem nada de muito emocionante acontecendo agora. Deveríamos estar a meio caminho de fritarmos, mas não é isso o que está acontecendo”, reconheceu.” (1)
E com essa revisão do suposto “guru”, estariam em xeque os argumentos dos ambientalistas inclusive no Brasil aonde a Floresta Amazônica e áreas de preservação permanente, inclusive cursos d’água vêm sendo devastados.
Embora não estejamos na frigideira do planeta, é claro que a predação ambiental vem afetando o clima de modo preocupante, mas não ainda a ponto da fritura da humanidade: aumentam as áreas desertas, tsunamis violentos, falta água em vastas regiões, as chuvas são irregulares e se repetem as tempestades devastadoras.
Estaríamos em situação muito pior não fossem os movimentos ambientalistas sérios que percebem as mudanças climáticas gradativas e perversas e lutam bravamente pela preservação e reposição do que devastado
Depois do mencionar a reportagem sem muitos detalhes a retratação de Lovelock, em fração de segundos, é entrevistado pelo repórter Fabio Pannunzio o climatologista Luiz Alberto Morion que afirmaria, ao contrário do que alertam os ambientalistas – o aumento da temperatura do planeta -, a temperatura baixará sensivelmente nos próximos 20 anos e tal será comprovado pelos invernos rigorosos.
Epa, mais 20 anos...estaremos caminhando para uma nova era glacial?
Finalmente, do ponto de vista político, foi entrevistado pelo Jornal da Band o agrônomo Xico Graziano que se posicionara contra o veto parcial ou total ao Código Florestal pela presidente, porque seria um desrespeito à democracia e porque seus termos se situam nas atuais condições do desenvolvimento brasileiro.
Ah, sim, o veto presidencial faz parte do regime democrático brasileiro e está previsto na Constituição.
Não dá para suportar essas previsões captadas de modo apriorístico e atiradas como verdades para fundamentar uma reportagem tendenciosa.
Não é mais possível, para tema dessa grandeza, afirmações esparsas e até vaidosas – muitas para atingir interesses próprios - como se ajudassem a aprofundar o assunto. Muito pelo contrário, atrapalham.
Claro, por outra, que em termos de “democracia”, no que se refere ao Código Florestal, prevaleceu a influência e o posicionamento intransigente da bancada ruralista do Congresso que conta com cerca de 120 deputados. A maioria que votou com essa bancada ou é indiferente ou alienada.
É por isso que o veto se impõe!


Legenda:
(1) “Jornal de Piracicaba” de 05.05.2012 

Foto: Sonia Racy de “O Estado de São Paulo” de 06.05.2012
A partir da esquerda: Jaques Wagner, Fátima Mendonça, Zequinha Sarney,  Daniela Mercury e Mário Mantovani, " mandaram recado direto do Lide de Comandatuba. Pedem veto de Dilma a uma parte do Código Florestal."

“ESTADÃO", QUEM DIRIA!

Madona com seus 21 anos mostrando suas exuberâncias!
Da coluna de Sonia Racy, in “O Estado de São Paulo” de 03.05.2012 (Foto Martin Schreiber)


Nenhum comentário:

Postar um comentário