segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DISCURSOS DISTORCIDOS



Discursos petistas que visam intranquilizar a política brasileira se vencer Serra. O “fantasma” do neoliberalismo como forma de inquietação. O vídeo da peroração exacerbada da filósofa Marilena Chauí pró-PT. O manifesto de Helio Bicudo que aponta o risco do autoritarismo com a vitória do PT.



Tanto já se disse e se analisou sobre a campanha presidencial em curso, essa disputa palmo a palmo que já provocou até mesmo agressão.
Nesta última semana as pesquisas de intenção de voto continuam favoráveis à candidata do PT e se essa diferença prevalecerá ou não, somente após as urnas. Elas dirão, não antes.
E os discursos dos simpatizantes do PT e da candidata Dilma, como andam?
No artigo anterior, em pequenos tópicos, por ter ouvido, manifestei meu desagrado com os “discursos” que se desenvolviam na Praça da Sé em São Paulo, nos quais militantes de baixo nível escolar o que faziam em alto som era denegrir tudo o que fora feito antes de Lula, como se, rigorosamente, não usufruiria ele no seu governo de todas as conquistas obtidas pelo seu antecessor muitas elogiadas por membros mais categorizados e pensantes do seu partido.
Insistiam aqueles detratores em desprezar de modo genérico as privatizações ocorridas – e o risco de que outras se dessem - talvez sentindo falta do cabide de emprego de algumas das estatais privatizadas que, nessa condição, geraram empregos no mercado e não provenientes de “nomeações”.
Esse mesmo discurso, com refinamentos, é claro, ouvi num vídeo que transita pela internet, no qual a professora de filosofia da USP, Marilena Chauí sai em defesa da candidata do PT, referindo-se à liquidação da democracia pelas privatizações que viriam com a vitória de Serra, especialmente do pré-sal e nesse diapasão até mesmo a privatização dos direitos sociais...
Direitos sociais? Será que a professora leu o artigo 7° da Constituição Federal, vigente desde 1988?
Que outros direitos sociais poderiam ser pensados levando em conta sua argumentação? Seria o principal deles, o “bolsa família” que na sua origem, no governo FHC, Lula qualificara de eleitoreiro? E agora não é a grande bandeira eleitoral de Lula e Dilma?
Falou muito a professora de democracia, de respeitabilidade do Brasil no mundo de hoje. Mas, em momentos vários, Lula se excede, comete gafes, age de modo autoritário, se dá muito bem com regimes autoritários, como o comunismo capenga dos irmãos Castro de Cuba, com o ditador venezuelano Hugo Chaves que liquidou a imprensa independente e seus adversários na Venezuela e com seu mui amigo iraniano Mahmoud Ahmadinejad.
Queixa-se com freqüência da imprensa que o incomoda com os seguidos escândalos que seu governo vem produzindo e por ela denunciados.
Há, pois, no discurso da filósofa, muito de distorcido e no seu bojo inquieta os milhões de desavisados valendo-se desses argumentos descabidos, em perfeito equilíbrio com os “discursos” desequilibrados que ouvi na Praça da Sé na semana passada dos militantes petistas exaltados.
O PT não respeita nada, faz de todos os que não dizem amém aos seus desígnios seus inimigos a serem massacrados menos nas urnas e mais moralmente. E se necessário, com agressões. Em nome de uma eleição o PT e seus aliados, aí incluída Marilena Chauí, denigrem de um modo demagógico e temerário tudo o que fora obtido antes do governo Lula.
Reafirmo, com toda a independência que me é possível externar, que fora Fernando Henrique quem pusera o Brasil no mapa-múndi como um país democrático a ser levado a sério.
Daqui a alguns anos se saberá sobre Lula, o julgamento natural que terá quando distante do poder que, espero, nunca mais a ele volte.
Por outra, jurista Helio Bicudo também tem um vídeo importante e sério, ao contrário do de Marilena Chauí. E sua autoridade se expande porque fora fundador do PT. Hoje, Bicudo identifica em Lula timbres autoritários, o desrespeito ostensivo ao alto posto que ocupa na República, a promoção do compadrio, agindo com abuso de poder ao colocar a máquina do governo em benefício de sua candidata. Receia o continuísmo do PT no poder pelo que poderá ele representar de novos abusos e desmandos.
O PT já demonstrou do que é capaz se levados em conta os desvios e dissimulações que praticou nos seus oito anos de governo. E o que se dará em mais um período no poder?
E pior, intelectuais do nível da filósofa acharem que todos esses abusos possam ser relevados por conta da "ameaça" do “neoliberalismo”, cujo conceito é meio difuso nestas plagas, que colocaria em risco a democracia, vencendo Serra. É demais.
Vamos ver qual será o custo disso tudo se o PT continuar no poder.
Este é o pais do Tiririca.


Foto: Hélio Bicudo (Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário