segunda-feira, 24 de outubro de 2011

TEMAS MÚLTIPLOS, TEXTOS CURTOS


1. Tanta roubalheira e “essa” assistência médica; 2. “Ocupe São Paulo – Brasil”; 3. Judiciário de São Paulo – gigantismo; 4. Crise moral no Ministério dos Esportes; 5. A execução de Muamar Kadafi na Líbia; 6. Copa do Mundo em São Paulo.


A maioria absoluta das minhas participações neste portal se deu por artigos longos, densos o que pode ensejar alguma dificuldade no conhecer o seu conteúdo.

Por isso, desta feita, farei comentários mais sucintos sobre alguns temas atuais.


1. “Tanta roubalheira e nós com essa assistência médica vergonhosa”

O “Jornal Nacional” da Rede Globo na semana passada esteve no Estado do Mato Grosso denunciando a precariedade da assistência médica naquele Estado.

Uma brasileirinha tolhida nos seus direitos à saúde disse mais ou menos isto ao repórter: “tanta roubalheira e nós sem assistência médica com um mínimo de decência”.

Uma manifestação dolorosa. Tudo precisa mudar e não é com mais impostos...

Situação vergonhosa de um “país” sem vergonha na cara.

2. “Ocupe São Paulo – Brasil”

No artigo anterior analisei os movimentos de protestos que eclodiram em alguns países do mundo, exigindo mudanças econômicas e sociais a partir da “primavera árabe” que teve início na Tunisia.

Não sei até que ponto o movimento em Nova York (“Ocupe Wall Street”) conseguirá se manter.

Mas, no Brasil haveria muitíssimo que ocupar, a começar por exigir uma nova ordem constitucional que tenha por objetivo primeiro, encolher o Congresso Nacional, as assembleias legislativas e câmaras de vereadores, cujos membros, na maioria, ou são inúteis ou aproveitadores.

A corrupção e a negociata são facilitadas e até estimuladas por essa horda de políticos ocupantes dessas “casas de leis”.

3. Judiciário de São Paulo – gigantismo

No meu artigo de 10.10.2011 (“O CNJ, o STF e a honradez do Judiciário. Conflitos”) me referi a uma entrevista polêmica da ministra Eliana Calmon.

Uma outra afirmação polêmica da ministra na entrevista foi esta:

"Pegando o exemplo de São Paulo, onde faltam prédios, juízes e estrutura, como a senhora faz? A senhora cobra do governador mais recursos para o Tribunal de Justiça?

Eliana - Sabe que dia eu vou inspecionar São Paulo? No dia em que o sargento Garcia prender o Zorro. É um Tribunal de Justiça fechado, refratário a qualquer ação do CNJ e o presidente do Supremo Tribunal Federal é paulista."


Menos que “Tribunal fechado” prefiro considerá-lo pelo seu gigantismo.

Ao “Jornal do Advogado” de setembro/2011 o atual presidente do TJ de São Paulo, desembargador José Roberto Bedran não respondendo à ministra, mas esclarecendo as dificuldades do tribunal disse:

“Constantemente, servidores saem do Tribunal para outras carreiras que remuneram melhor e temos também as baixas dos que se aposentam. Este ano, já se verifica um desfalque de mais de 1400 servidores e não temos como preencher essas vagas diante da deficiência orçamentária. Também temos uma carência no quadro de magistrados bastante significativa. São cerca de 2,5 mil juízes para algo em torno de 18 milhões de processos em curso. No Tribunal são cerca de 900 mil para 344 desembargadores. Por aí, dá para ter uma ideia do volume de trabalho.”

Na capital de São Paulo, toda a Justiça é descentralizado com inúmeros foros regionais...e por aí vai. Complexidades.(1)

Assim, a ministra, que é baiana, pode não ter percebido que grandes parcelas do Brasil não passam apenas pela avenida Paulista ou no cruzamento da Ipiranga com a São João.

Mas, o seu trabalho no todo vem sendo reconhecido, elogiado e deve prosseguir.

4. Crise moral no Ministério dos Esportes

Informou a imprensa que Lula “solidarizou-se” com o ministro Orlando Silva, do Esporte e pediu que ele, ministro, resistisse à pressão pela sua saída do ministério.

Como ficará Lula se mais um dos “seus” ministros for exonerado por corrupção, na varredura da faxina?

Menos que desmoralização, constitui-se verdadeira revelação do que foi o “seu” governo.

Vamos esperar o desfecho.

5. A execução de Muamar Kadafi na Líbia


A ONU acusa os rebeldes da Líbia de assassinarem o ditador Muamar Kadafi.

Serei muito frio com esses questionamentos: “a quem interessaria mantê-lo vivo, mesmo gritando por clemência ao ser detido?”

Infelizmente a sua situação se tornara insustentável.

Por falar nisso, onde o corpo de Osama Bin Laden, morto pelos americanos?

Hugo Chaves dissera que Kadafi morrera como mártir. Precisaria, antes, contabilizar os mártires anônimos que ele sacrificou ao longo de sua ditadura de mais de quatro décadas.

Este mundo, queiram ou não, é de compensações, olho por olho...por forças que fogem de nossa compreensão.

6. Copa do Mundo em São Paulo


Foi um tanto ridícula a reação do governador, prefeito e autoridades de São Paulo, por ocasião do anúncio da abertura da Copa do Mundo em São Paulo. Nas obras do Itaquerão.

Depois das preferências da FIFA pelo Rio, tanto para a abertura como para o encerramento da competição, claro que com a montanha de dinheiro público sendo investido no estádio do Corinthians, justificava essa manifestação.

- Está vendo, povão, estamos gastando os tubos mas fomos reconhecidos pela FIFA.

Ora, ora, “me engana que eu gosto.”

Referência:

(1) V. meu artigo "Judiciário de São Paulo" de 19.04.2011

Fotos:

(1) Fila no SUS (Google)
(2) Copa do Mundo em São Paulo: "Comemoração" (Globo Sport)

Nenhum comentário:

Postar um comentário