quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

EU NÃO ENTENDO A GUERRA ISRAEL-HAMAS

Alguém me ajude a entender...

Eu tenho falado muito nessa minha ininteligência.









Claro que o ataque do Hamas, gravemente desafiador havido contra Israel no dia 7 de outubro, tal os assassinatos do modo mais cruel praticados e mais de uma centena de reféns que permanecem no “cativeiro” até hoje provocariam, inevitavelmente, a reação do agredido.

Então, Netanyahu se cercou de aliados, mesmo os que lhe faziam oposição, parte para a guerra, ataca Gaza ferozmente, joga bombas a mais não poder, provoca morticínio sem pensar nas vítimas sejam quais forem desde que palestinos e diz em seus discursos constantes que quer liquidar o Hamas. 

Constata-se que em Gaza foram desvendados túneis de grande extensão num desperdício de recursos sem conta do Hamas que, tudo indica, premeditou o ataque que consumou em outubro daquela maneira tão violenta e covarde.

Não há como negar, por outra, que há em Gaza subalternos do Hamas, preparados alguns para qualquer barbaridade que lhes seja requerida pela cúpula e, nesse caso, embora me constranja dizer, justifica ação militar severa de Israel, digamos, ações de guerra.

Mas, enquanto Netanyahu destrói Gaza e não se controla em praticar o morticínio vitimando palestinos, entre eles, mulheres e crianças o Hamas não está sendo ameaçado porque a sua cúpula está bem protegida no Catar, sob a proteção do Irã.

A guerra declarada por Netanyahu, pela sua reação atabalhoada, parece ser "emocional" pelo impacto dos ataques sofridos por Israel pelo que, se pela emoção — e pela emoção não se faz guerra —, tende a ser inútil, porque os ônus são inconciliáveis, tais os morticínios que se assistem ao vivo e a cores.

Mas, uma coisa eu acho que tenho convicção: pode até se dar e tem que se dar o Estado Palestino — Israel sair de territórios que indevidamente ocupa na Cisjordânia — mas onde entra aí o Hamas raivoso e assassino? Como achar com esse grupo terrorista um ponto de equilíbrio para a paz? Paz verdadeira?

Quanto a isso, não tenho como responder porque o Hamas não parece ter inspiração para a paz. Muito pelo contrário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário